Nos últimos anos, muitos brasileiros que migraram para Portugal têm optado por retornar ao Brasil. Por um lado há uma explicação matemática e lógica. Como há pelo menos cinco vezes mais brasileiros em Portugal do que sete anos atrás, é natural e coerente que tenha um número maior de brasileiros voltando. Ainda assim, o “saldo” ainda é “positivo”, ou seja, ainda há mais brasileiros migrando para Portugal do que o número dos que retornam. Situação diferente do começo da década passada quando a crise em Portugal fez com que muitos brasileiros voltassem para o Brasil, que viviam um bom momento na economia.
Mas, se investigarmos os motivos pelos quais os brasileiros retornam ao Brasil, chegamos aos seguintes fatores, que envolvem questões econômicas, sociais e culturais. Abaixo estão alguns dos principais motivos que impulsionam esse movimento:
Custo de Vida em Portugal
Embora Portugal continue sendo atraente devido ao custo de vida mais baixo em comparação a outros países da Europa, nos últimos anos, os preços, especialmente de habitação, subiram significativamente. As grandes cidades, como Lisboa e Porto, têm um mercado imobiliário aquecido, com aluguéis e preços de compra de imóveis aumentando drasticamente. Isso tem criado dificuldades para muitos imigrantes brasileiros, que não conseguem arcar com o alto custo de moradia.
Salários Baixos
Apesar do aumento do custo de vida, os salários em Portugal continuam relativamente baixos, especialmente em comparação a outros países da União Europeia. Ainda que o salário mínimo esteja sendo reajustado ano a ano. Muitos brasileiros que foram a Portugal buscando uma vida mais estável acabam enfrentando dificuldades para equilibrar as despesas com os ganhos mensais, tornando difícil acumular poupança ou alcançar estabilidade financeira. Pessoas que ganham um salário mínimo não vão conseguir sustentar uma família, não importa em que zona do país vivam.
Mercado de Trabalho Competitivo
O mercado de trabalho português, embora em recuperação, continua competitivo, e muitas vezes é difícil para os imigrantes brasileiros conseguirem empregos bem remunerados ou oportunidades que correspondam às suas qualificações profissionais. A maioria dos brasileiros que retorna é porque não aceitou fazer um downgrade em suas carreiras ou mudar de função. Depois da pandemia do Covid-19, houve um novo crescimento de vagas em áreas como o turismo, a hotelaria e a restauração (restaurantes), porém muitos brasileiros não aceitam mudar de área.
Saudade da Família e da Cultura
Para muitos brasileiros, a distância da família e das suas raízes culturais torna-se um fator emocional pesado. A saudade do estilo de vida, da comida, do clima e das relações familiares pode ser um motivo significativo para o retorno. Existe um modo de vida europeu, um ritmo mais lento, diferente do ritmo a que muitos brasileiros estão habituados. Essa frustração e não adaptação faz com que muitos retornem ao Brasil. Veja que esses fatores não têm nada a ver com a questão econômico-financeira, é de fato uma falta de adaptação a uma nova realidade, muitas vezes causado por uma falta de conhecimento e planejamento do processo de mudança
Desafios com Burocracia e Status Legal
Há uma crise na AIMA (Agência Para Integração, Migrações e Asilo), órgão responsável por emitir as autorizações de residência. Há um número insuficiente de funcionários para dar conta das centenas de milhares de processos de legalização. O fato de o governo português ter facilitado a entrada de imigrantes, por meio de novos vistos de residência, em muitos casos, a burocracia e as dificuldades para obter documentos de residência e trabalho ainda representam desafios para muitos brasileiros. Questões relacionadas à legalização, bem como a limitação dos benefícios sociais para imigrantes, também influenciam a decisão de retorno.
Esses fatores, combinados, têm levado a um aumento no número de brasileiros que optam por retornar ao Brasil, mesmo após algum tempo morando em Portugal.